CASA FAMÍLIAR AGROFLORESTAL DO BAIXO SUL DA CIDADE DE NILO PEÇANHA BAHIA CFAF

 

Elialdo da Hora de Jesus




A Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) é um centro de ensino de referência na geração e difusão de conhecimentos aplicados às atividades agroflorestais. Escola de Ensino Médio integrado ao Técnico, oferece a jovens da zona rural do Baixo Sul da Bahia o curso profissionalizante de Florestas. 

Reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Educação da Bahia, a Casa recebe estudantes entre 14 e 19 anos, filhos de agricultores e com vocação para permanecer no campo. Associação de natureza educacional privada sem fins lucrativos, a Cfaf é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) credenciada no Conselho Estadual de Educação da Bahia. Fundada em 2005, une o conhecimento tradicional ao técnico, adaptando o ensino à realidade e aos recursos naturais disponíveis. Na instituição de ensino, as turmas aprendem, entre outros temas, a apicultura e os processos de extração do mel. E tem um grande compromisso de ajudar jovens do campo, a Cfaf tem sua metodologia baseada na Pedagogia da Alternância, na qual os alunos passam uma semana em período integral na escola, com aulas na sala e no campo, e duas semanas nas propriedades de suas famílias, aplicando e reaplicando os novos conhecimentos, sob o acompanhamento e a orientação de monitores especializados.



Integrante da Rede de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Administração rural, manejo de solos, irrigação, cooperativismo, ética, cidadania, além das técnicas adequadas para os mais diversos cultivos e as disciplinas da base nacional comum fazem parte da matriz curricular, conectada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

A Casa familiar agroflorestal no dia 14/12/2018 foi finalista do Prêmio ODS Brasil e também selecionada pelo Criança Esperança, programa social da Rede Globo, para receber apoio durante o ano de 2019.





Fonte: casafamiliaragrfloresral-cfaf.blogspot.com



0 Comentários